Heartstopper: de mãos dadas da Alice Oseman (Editora Seguinte, 2022) é o quarto volume da famosa série de quadrinhos que conta a história de amor de Charlie Spring e Nicholas Nelson. A cada volume acompanhamos mais um passo do relacionamento dos garotos e as questões que acompanham o processo de se apaixonar. Em “de mãos dadas”, Alice Oseman insere a discussão sobre saúde mental de forma bastante delicada, informativa e responsável. Mostra como se dá o processo de descobrir um transtorno alimentar e os caminhos para se procurar ajuda.


Como Heartstopper é uma história que explora as descobertas, traumas e amores da comunidade LGBTQIA+ na adolescência, o tema da saúde mental se torna ainda mais urgente. Durante muito tempo esse foi um assunto pouco discutido, mas que sempre teve consequências graves na formação da juventude. Problemas como bullying, homofobia, transfobia e falta de apoio familiar, podem gerar ciclos violentos no processo de aceitação de um indivíduo enquanto LGBT e ter acesso a uma história que trata dessa realidade de forma responsável é um grande ganho.

Nick foi uma das primeiras pessoas a perceber que Charlie não possuía uma relação muito saudável com a alimentação. É interessante como Alice construiu a narrativa de forma a mostrar o olhar de um terceiro diante do transtorno alimentar de alguém, pois o mais comum é o não-entendimento da condição do outro. Nick inicia um processo de pesquisa sobre o tema e sobre formas de tratar a questão com Charlie, o que é uma deixa para falar sobre afeto, criação de uma rede de apoio e busca por tratamento profissional.


Quando falamos sobre saúde mental é muito importante desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o assunto. Existe muito preconceito em relação ao tema e principalmente sobre o seu tratamento. Histórias como a de Heartstopper podem contribuir para que jovens olhem para sua própria saúde mental, identifique pontos que merecem atenção, para então procurar a ajuda necessária.