HEARTSTOPPER: minha pessoa favorita da Alice Oseman (Editora Seguinte, 2021) é o segundo volume de uma série de quadrinhos que acompanha a aproximação, a amizade e a paixão de Charlie e Nick, dois adolescentes em idade escolar que vão aprendendo a lidar com os afetos, as descobertas e as dificuldades de ser adolescente LGBTQIA+. No primeiro volume acompanhamos cada passo rumo ao primeiro beijo e a euforia de se apaixonar. No segundo volume a paixão está ainda maior, mas agora precisa lidar com o processo de auto aceitação e de aceitação da escola, família e amigos. 


De forma leve e descontraída a HQ vai tratando dos dilemas da homoafetividade que se somam aos dilemas da adolescência. O texto é muito sensível ao propor uma discussão respeitosa sobre o momento em que cada um se sente preparado para encarar o mundo como uma pessoa que não se enquadra no modelo heteronormativo. Por conta da pressão social e de um preconceito ainda latente, infelizmente, o "sair do armário" é um ritual que permeia a vivência gay, que causa bastante ansiedade para um jovem em descoberta e que recebe muita pressão externa. A mesma sociedade que oprime é a sociedade que acha que pode ditar a norma, o tempo e a hora de quando se assumir ou não. 


Enquanto Charlie já havia sido tirado do armário de uma forma um pouco traumática e sofrido bullying, agora é Nick quem precisa lidar com essa questão, que se agrava ainda mais pelos estereótipos que carrega como garoto popular da escola e como atleta. Nick deseja assumir Charlie como namorado, mas possui seu próprio processo para isso, pois também está se descobrindo como um garoto bissexual e Charlie se mostra bastante compreensivo. 


 

A história traça um caminho muito interessante e de forma indireta, mostra aos jovens leitores a importância do auto cuidado, da criação de uma rede de proteção formada por amigos e da necessidade de ser sincero com os próprios sentimentos e com o que te faz feliz. É possível também se aproximar de discussões interessante sobre gênero e sexualidade que mostram que existem diferentes formas de ser, estar e amar nesse mundo.