Uma pizza com amor de Gui Ribeiro (Edição do autor, 2020) é um romance divertido, emocionante e também reflexivo que não tem medo de brincar com os principais clichês de uma história de amor. É daquelas narrativas que dariam um filme de comédia romântica com todos os ingredientes que o gênero pede. E falando de ingredientes, assim como numa pizza, a história de Gui Ribeiro vem com os condimentos necessários para distrair o leitor e garantir momentos de puro prazer por estar se divertindo. A pizza, que não aparece aleatoriamente no título, nos remete aos sabores e sua simbologia enquanto vamos descobrindo as motivações das personagens. No texto de apresentação, Gui dedica o livro a seus leitores prometendo entregar bom sabor e entrega rápida. Ele cumpre com sua palavra e só nos resta dar uma boa avaliação no aplicativo. 

... e que este é um meu presente de Natal para vocês. Um livro despretensioso, divertido, que vai te arrancar risadas ao mesmo tempo que, talvez, algumas lágrimas. É um livro que merecemos depois de um ano tão difícil. 


Na história acompanhamos bem de perto uma jovem chamada Emília Basile Rivera que está chegando à Itália, mais precisamente na região de Florença, com uma missão inusitada. Emília tem em mãos o que sua avó Antonela Basile chama de "rota dos corações" que seria uma espécie de mapa com lugares a ser visitado. Esses pontos teriam o poder de fazer você encontrar o grande amor da sua vida. Ainda que diante dessa premissa extremamente romântica, encontramos uma heroína nada clichê. 

Emília é uma jovem que de cara percebemos que carrega algumas dores e essas dores moldaram sua forma de enxergar as coisas a sua volta. Como a narrativa do livro nos coloca dentro de sua cabeça e tendo acesso a seus sentimentos mais íntimos, vemos que por trás de uma personalidade quase cética, existe uma mulher que ainda acredita na possibilidade de se apaixonar loucamente e de enxergar a beleza da vida em seus detalhes. As reflexões de Emília sobre relacionamento, extrapolam o aspecto romântico que geralmente são incutidos às mulheres, pois temos acesso também aos pensamentos sexuais, aos desejos e tudo aquilo que provoca tesão em Emília. "Uma pizza com amor" não cai na armadilha de colocar a mulher como a representação do amor e da paixão e o homem como o desejo e o sexo. Fugindo dessa regra, Gui Ribeiro faz algo interessante que mostra que o prazer não tem proprietário. 

Mas não há arte mais bonita do que uma mulher livre e satisfeita por estar onde está.

Nossa protagonista tem o prazo de cinco dias para percorrer a "rota dos corações" enquanto espera a chegada de sua avó e mantém contato frequente com sua mãe que ficara no Brasil cuidando dos tramites para que sua nona Antonela fosse recebida. Emília faz parte de uma família de descendentes de italianos, mas todo o tempo demonstra não possuir muitos conhecimentos sobre o país e seus costumes. Esse desencontro com o local, com a língua e com alguns hábitos vão garantir boas gargalhadas durante a leitura. Emília pode não conhecer muito sobre a Itália e nem dominar a língua, mas tem uma energia muito forte que a move que são as histórias contadas por sua avó e existe uma bela e forte história de amor na memória afetiva das mulheres dessa família. 

Minha vó acreditava que há pontos em Cinque Terre que fazem com que corações distantes se conectem. Ela sempre diz que, se uma mulher da família quisesse encontrar o amor, bastaria seguir esta lista.

Desde o momento da história, em que coloca os pés em solo italiano, Emília parece estar diante de uma maré de azar que a acompanha a cada passo. Em certo momento, como um bom supersticioso que sou, voltei algumas páginas para ver se o autor tinha nos contado se ela pisou com o pé direito ou esquerdo ao descer do avião. Várias situações engraçadas para quem lê e olha de longe, mas não tão boas se pensarmos em vivê-las, começam a acontecer com Emília, mas logo esses desencontros, essas situações desagradáveis colocarão Giovanni de Luca no caminho de Emília. Ah! Giovanni... 

Penso que na primeira parte do que ele disse, desejou-me bom dia, mas o final...
... talvez ele tenha me xingado. 

Apesar de se conectar e conviver com outros personagens durante a história, como o belíssimo e sexy Giovanni de Luca, sua amiga de juventude Nicole, que a recebe na Itália, são os momentos em que literalmente conversa consigo mesma e com a Itália que mais conhecemos o que se passa com Emília. Gui Ribeiro nos dá muitas dicas de que existem motivos a mais, uma intenção não revelada pela própria narrativa sobre o motivo de Emília estar ali. Enquanto Emília conversa com a Itália, por vezes a exaltando, e por vezes a culpando por seus infortúnios, passeamos pelos belos cenários das partes mais belas da costa italiana. Não sei se Gui Ribeiro conhece a Itália, mas a impressão que dá é de que o autor conhece muito bem cada cenário que descreve.   

A vista roubou qualquer palavra que eu pudesse ter. É como estar dentro de uma pintura. É como ver os tons mais vibrantes de pequenas casas coloridas e vinhedos que se agarram aos terraços íngremes, como se as fizesse flutuar sobre a encosta do mar, logo acima dos portos repletos de barcos de pesca, os quais se movem sutilmente com a brisa de sal que nos envolve.

Uma outra estratégia narrativa interessante é que a história passeia entre o ano de 2017, período em que a história principal se desenrola, e meados de 1940 e 41, onde acompanhamos alguns fatos importantes sobre a vida de sua avó Antonela, sua história de amor com Vincenzo Rizzi, a "rota dos corações" e um clima de guerra. Podemos dizer que em "Uma pizza com amor" temos duas histórias de amor para apreciar que se interligam de uma forma muito especial por aliar romance e memória. 

Percorrendo a rota dos corações, Emília sem perceber vai trilhando a sua própria história, enfrentando seus próprios medos, descobrindo muito mais sobre si, sua família e como nasce um sentimento de amor. Fica também o aprendizado de que a vida é uma sucessão de momentos felizes e tristes e descobrir que nem sempre estaremos bem é mais um passo para a liberdade. 

Gui Ribeiro