Três mulheres de Lisa Taddeo (Harper Collins, 2019) é um livro sobre o cotidiano com a noção de que nossos atos, nosso contexto social e familiar vão ditar grande parte das regras. O livro faz esse movimento ao olhar para condição da mulher e o resultado é um livro potente que nos aproxima de questões profundas. Se você é mulher irá se identificar com muitas vivências abordadas e os homens serão apresentados a histórias que mudarão sua visão sobre o feminino, e na melhor das hipóteses promoverá mudanças de atitudes.


Em "Três mulheres" a Lisa Taddeo fez uma espécie de escrita e investigação quase jornalística para contar a história de Lina, Maggie e Sloane.

Esta é uma obra de não ficção. Ao longo de oito anos, passei milhares de horas com as mulheres retratadas neste livro - pessoalmente, ao telefone, trocando mensagens de texto e e-mails. Em dois casos, me mudei para as cidades onde elas moravam e me estabeleci lá a fim de compreender melhor seus cotidianos. Em alguns casos, estive presente e vivenciei os momentos que incluí nesse livro. Para os eventos que aconteceram no passado ou em momentos em que eu não estava presente, me baseei nas lembranças dessas mulheres, em seus diários e em suas comunicações. Realizei entrevistas com amigos e parentes e as acompanhei nas redes sociais. Na maior parte do tempo, no entanto, me ative ao ponto de vista das três mulheres.  


Os capítulos vão se alternando entre as três mulheres e aos poucos vamos conhecendo suas vidas e dilemas. Lina é mãe de dois filhos e vive uma crise no casamento. É uma mulher a ponto de se rebelar, pois sonha com a felicidade de uma relação. Maggie é uma mulher que acompanhamos desde a adolescência. Aos 17 anos Maggie se vê envolta em uma relação com seu professor e acredita estar apaixonada. Alguns anos depois ela percebe que foi vítima de abuso e decide fazer uma denúncia e encarar o tribunal e a cidade. Sloane é uma linda mulher, extremamente apaixonada por seu marido e esse amor faz com que ela se submeta ao fetiche do marido de vê-la transando com outros homens e mulheres.

Olhando para essas mulheres Lisa Taddeo faz um importante ensaio sobre a sexualidade feminina e o desafio que as mulheres enfrentam em suas relações sociais. É um livro que trata sobre sexo de forma aberta e demonstra a beleza e complexidade das diversas formas de viver o desejo. As três mulheres do livro possuem vivências diferentes mas todas buscam sua emancipação sexual, sua liberdade. 

É um livro que também causa revolta, pois explicita bem a violência que é viver numa sociedade patriarcal e machista. Nas três histórias vemos mulheres que precisam fazer sempre mais para provar seu valor, para legitimar suas opiniões, para construir uma carreira, criar os filhos, para viver a sexualidade e até mesmo para viver um grande amor.