Escárnio: contos de terror e desrespeito às autoridades escritos com amor e cuidado de Igor Tavares (2019) é um livro composto por 9 contos e 16 minicontos.


É uma obra que possui um fio condutor - a perplexidade diante das misérias do mundo. Essa perplexidade entra em cada conto sem alarde e muitas vezes fantasiada de humor, ou com um tom de sarcasmo, com doses de ironia ou até usando de frases casuais que a gente escuta num almoço de família, no corredor da faculdade, da boca de um professor, de um líder religioso, daquele youtuber desesperado por likes.

Escárnio é um livro que toma atitude. Atitude de brincar com as palavras e com as situações através de provocações e construção de diálogos e cenários que vão do banal ao improvável. É um livro arbítrio.


O desrespeito às autoridades aqui pode ser entendido como o desprezo à falta de sentido, hipocrisia e ao poder sobre as pessoas - relações que se apresentam nas vivências pessoais e institucionais, mas também como desrespeito às "autoridades do livro" que de alguma forma contribuam para que as distâncias entre pessoas e histórias escritas sejam cada vez maiores.

As histórias são apresentadas como um contador de histórias que não precisa de um chapéu de neon pra passar o seu recado, pois a própria incredulidade da realidade é um espetáculo por si só a ser analisado e por que não alvos do certeiros do deboche.

Escárnio está disponível gratuitamente para todos nesse link: https://is.gd/Escarnio.