Aventura no sítio e outras histórias do Luiz Moreno de Castro Trajano (Edição do autor, 2025) é um livro infanto-juvenil cheio de histórias fantásticas e que falam sobre amizade, coragem, união e solidariedade. Cada uma das palavras citadas, ganham vida através de histórias cheias de aventura e que são um verdadeiro exercício de ser criança. Luiz deixa fluir toda a sua criatividade partindo do simples fato de ser criança e também homenageia momentos inesquecíveis de suas vivências infantis junto com amigos, primos e outras pessoas da família.
As histórias que saíram da cabeça de Luiz, aos 8 anos, são narrativas de coragem, amizade, solidariedade e de crianças que, como ele, são capazes de enfrentar seus medos e viver plenamente todas as suas emoções.
É muito bonito ver uma criança de apenas nove anos se aventurando pelo universo literário. Luiz, além de ser um leitor e frequentador de bibliotecas, também possui todo incentivo da família, o que lhe permite explorar sua curiosidade pelas artes. Todas as histórias de seu livro, são nitidamente uma exploração e uma consequência de seu contato com as histórias e com os livros e da sua oportunidade de viver a fase da infância intensamente.
“Aventura no sítio e outras histórias” é o segundo livro lançado pelo Luiz, e assim como o primeiro, nasceu através da gravação da história em áudio e que foi transcrito pela sua mãe posteriormente. Fico pensando que ouvir o Luiz contanto as histórias, deve ser tão fascinante quanto ler.
Podemos perceber que o sítio possui importância enquanto espaço físico e simbólico, pois é um lugar emblemático, onde Luiz está construindo boas memórias afetivas e construindo seu caráter e personalidade.
De forma muito divertida, Luiz brinca também com as características das fábulas, algo que com certeza aprendeu com os vários livros que lê. Assim, ele cria histórias em cima de símbolos que naturalmente já encantam crianças de meio mundo.
Temos uma empolgante caça ao tesouro com direito a enigmas e charadas. Uma dedicada amizade entre um macaco muito sapeca e uma coelhinha muito inteligente. Uma aventura no zoológico com direito a uma engenhosa resolução de crise com um leão. Uma história de cuidado e afeto protagonizada pelo peixinho dourado Glup, que gargalhei ao descobrir que ele estuda na E.F.A.M (ENSINO FUNDAMENTAL DE ANIMAIS MARINHOS). Um mágico que descobre que sua verdadeira bondade é ajudar as outras pessoas. Tem também a história de como perdeu o medo de casas abandonadas.
Postar um comentário