Uma noite muito muito estrelada com texto e ilustrações do artista taiwanês Jimmy Liao (SM Editora, 2016) é um livro onde é impossível sair sem ser tocado de alguma forma. Além de uma experiência de leitura única, a obra encanta pelas ilustrações, onde Jimmy intercala suas próprias imagens com trechos de obras de artistas como Van Gogh e Magritte. O livro também aposta em uma diagramação onde as vezes o texto caminha junto com as imagens, enquanto em outras páginas apenas as ilustrações em plano aberto, segue com a narrativa.


Naquela época, o futuro não tinha forma nem nome. Os pais viviam ocupados, o avô havia morrido, tinha poucos amigos na escola. Em meio à existência solitária, uma pergunta insistia no coração da menina: ‘Um dia alguém vai olhar para mim?’. Como uma estrela cadente, o amigo veio e se foi. Mas deixou o brilho de uma noite de verão.

Uma questão que dá "pano pra manga" (adoro essa expressão) é a discussão sobre o que torna um livro infantil ou infantojuvenil. Basta um passeio rápido por qualquer biblioteca ou livraria e você com certeza irá encontrar alguns livros que são verdadeiras obras de arte, mas que algumas pessoas não consomem porque recebem o rótulo de "livro infantil”. Existe também uma diferenciação que vem do formato da obra e da presença de ilustrações.

Além do preconceito com a literatura para as infâncias, que pasmem, ainda é vista por muitos como uma "literatura menor", essas pessoas estão se privando de ter acesso a algo que tem o poder de aguçar nossas percepções de uma maneira muito especial, pois bons autores e ilustradores não produzem literatura infantil aleatoriamente. Já perdi as contas de quantos livros infantis me emocionaram profundamente e me fizeram conectar com sentimentos e sensações que moldaram a minha personalidade.



Em “Uma noite muito muito estrelada”, Jimmy nos apresenta a duas crianças que têm uma personalidade melancólica. É uma das histórias mais bonitas que já li. Além de retratar uma faceta de personalidade pouco compreendida, o autor aprofunda ainda mais ao tratar dessa mesma temática no recorte da infância.

Eu amo mamãe, mamãe me ama. Mas não me compreende e acho que eu também não a entendo, não. Apesar de ter alguns amigos, ainda sinto uma solidão que não sei bem como explicar.”
“Uma noite muito muito estrelada” é poético e emocionante desde a dedicatória: "Para as crianças que não conseguem se comunicar com mundo." A personagem principal mostra em sua narração, o seu olhar singular sobre o mundo, e como a solidão e o sentimento de inadequação faz com que criemos um mundo à parte, um mundo onde se habita sozinho.