3 e 15 do Eduardo de Souza Caxa (INDEX ebooks, 2016) é um livro calculadamente desorganizado. Ele começa a desafiar o leitor pelo texto de apresentação que vem com as impressões de um amigo próximo do autor sobre a obra. Esse amigo chega com um olhar que serve não só como uma abertura para a obra, mas também como um aviso de que estamos diante de um livro incomum. Em certo ponto ele chega a dizer que "alguns (O tanino; O que significa?) eu fiquei na dúvida, não entendi. Acho que não sou suficientemente inteligente para entendê-los" e segue com comentários extremamente sinceros e engraçados a esse amigo autor que admira muito pela inteligência e destreza com a escrita. 

O início de "3 e 15" já vem demonstrando que estamos diante de um livro que tem muito e nada a dizer, e por isso mesmo nos prende do início a fim e garante muitas reflexões, muitas risadas, uma boa pegada de ironia com uma rebeldia que navega pelo conto, pelo miniconto, pela poesia para falar de coisas banais e nem tanto. Caxa não teve pudores ao explorar. 


O livro tem uma aura de bate papo. Caxa fala muito próximo da gente quando quer e quando não quer o texto pode parecer inclusive um código a ser decifrado, uma brincadeira que o autor faz com as palavras. Além de flertar com diversos tipos de gêneros literários, ele não foge de nenhum tema que podem soar de forma muito pessoal ou como um expectador avaliando ao longe, que podem servir como uma provocação sobre uma temática importante, como podem falar de algo que você nunca imaginaria que daria uma mini crônica, como o porque que os homens cospem no mictório quando vão mijar até as teorias dos buracos negros "que aparentemente não é mais teoria, porque já acharam vários dos bichões por aí." É um livro sobre vários tipos de amores e sobre aquele "beijo quente, puto, dos que só podem dar os que amam de verdade."

 A incerteza sobre o que vem a cada página, quanto em relação a tema e formato, o bom humor, o sarcasmo e as brincadeiras com a norma culta da literatura fazem de 3 e 15 um daqueles livros que você embarca sem perceber. É uma porta aberta a uma visita, um encontro amoroso no aeroporto, é sobre um amigo que se vai e agente nem entendeu o porque. Como está seu pão de queijo hoje? E o café?


Você pode encontrar esse livro em formato e-book na Amazon. Ele foi lançado pela INDEX ebooks que é uma editora com uma proposta bem interessante. Ela é especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços baixos. A editora prioriza as publicações com temática lésbica, gay, bissexual, transexual e queer de autores portugueses, brasileiros ou de outros países de expressão portuguesa de forma a diminuir esse abismo que existe em publicações LGBTQIA+.