Solitários de Miller Britto (Edição do autor, 2019) é um livro de apenas um conto que explora elementos interessantes para introduzir o leitor em uma trama que trata de temas como solidão, depressão, relações sociais, entre outros, que fazem parte dos segredos que vão sendo apresentados ao longo das páginas. Miller é um escritor mineiro, mais especificamente de Nova Lima, e como a própria descrição do autor em seu livro diz "se rendeu de vez à tarefa de sobreviver como autor independente em um país dominado pelas grandes editoras."


A solidão entra em jogo através da apresentação da protagonista da história. Márcia é uma mulher solitária, que está em um momento da vida onde não consegue enxergar novas perspectivas. Seu estado de isolamento se soma ao sentimento de não pertencimento e aumenta sua vulnerabilidade emocional.

Esse quadro, é claro, colabora para que a personagem apresente séries indícios de depressão que se refletem na forma como se sente como mulher, em uma grande insatisfação com o próprio corpo e nos cuidados com a própria saúde. Interfere na sua dedicação ao trabalho - que também é um dos motivos da desmotivação de Márcia que saiu de sua cidade a alguns anos para conseguir construir uma vida e carreira de sucesso.


E a exploração das relações sociais de Márcia será o mote principal da trama. Miller utiliza da inadequação da personagem para inseri-la em uma ferramenta onde é possível, minimamente, estabelecer uma relação social com a possibilidade de omitir todos os detalhes de sua vida que não quer mostrar a ninguém: a internet.

Como é uma aficionada por séries e filmes de terror e suspense, Márcia entra em um chat de bate papo sobre o assunto e acaba fazendo amizade com um grupo de amigos. Esse grupo se torna o principal motivo de felicidade para Márcia, que dedica a eles o melhor de sua personalidade. Aos poucos vai percebendo que é com esse grupo que consegue se sentir finalmente feliz e parte de algo.

Um acontecimento importante na trama acaba convencendo a personagem de que é o momento de conhecer esse grupo pessoalmente e nesse processo de convencimento, Márcia acaba se encontrando com ela mesma ao perceber que sua vida, sua auto estima, sua carreira e até sua vida amorosa dependerá dos próximos passos que irá tomar. E então se joga a caminho de um encontro surpreendente.   

Miller Brito também é autor do livro "Rede Neural" da série do "Detetive Borzagli" e do "O inverno dos escritores mortos."