A vida secreta das árvores foi lançado pela editora indiana Tara Books. No mercado editorial brasileiro a tradução e publicação ficou por conta da editora Martins Fontes (2011). A partir dessa postagem irei compartilhar com vocês fotos e algumas curiosidades sobre as guardas de livros. O intuito não é fazer um estudo aprofundado sobre o tema, pois não sou especialista, mas sim compartilhar exemplos de belas guardas de livros e as minhas percepções enquanto leitor. Não vou explorar capa e nem miolo, o foco aqui serão as guardas de livros. 


A guarda de um livro é uma das partes das publicações impressas que sempre chamaram minha atenção e me encantaram, quando bem usadas. É uma parte do livro, enquanto objeto, que pode ser utilizada como parte da história a ser contada, como um fragmento narrativo que começa a colocar o gosto do que está por vir na boca do leitor. Sempre me demoro na guarda, aprecio, confiro se na contra capa a ilustração ou elemento narrativo se repete ou revela outro fragmento para o livro. 

Um livro é feito de partes que o configuram como um objeto livro e a guarda faz parte dessa estrutura. É o espaço que fica atrás da capa e da contracapa. A guarda serve para fazer a junção , unir a capa ao corpo do livro. Uma de suas principais funções é proteger o miolo do livro, e com o tempo foi se percebendo que aquela parte também poderia ser utilizada como uma apresentação da história. Como uma cortina que se abre para o espetáculo. 

A guarda ilustrada acima pertence ao livro "A vida secreta das árvores", um livro de literatura infanto juvenil que explora características e lendas que envolvem árvores típicas da região da Índia. Portanto a guarda que apresenta raízes entrelaçadas nos dá um aperitivo do que encontraremos no miolo do livro. 

Essa publicação trás, de forma resumida, algumas histórias sobre a criação das árvores, a origem de alguns nomes, sobre o nascimento de uma fruta, a relação dessas árvores com alguns animais. O fantástico mesmo fica por conta das ilustrações, que assim como a guarda, exploram o potencial imagético que as árvores tem.  
A vida secreta das árvores mostra a arte de três dos melhores artistas vivos da tribo gonde da Índia Central. Embora eles compartilhem a mesma tradição artística e o mesmo universo mítico, cada um deles tem um estilo diferente e uma fonte criativa própria.

 Para saber mais sobre o livro: