Minha História de Michelle Obama (Objetiva, 2018) é um livro inspirador. Quando pensamos nos Estados Unidos e toda a sua história de segregação racial, também nos perguntamos como foi possível Barack e Michelle Obama acenderem ao poder e levar a primeira família negra a ocupar a Casa Branca.


O livro é mais uma história que comprova a importância da educação para o desenvolvimento de uma pessoa. Michelle Obama nasceu em uma família pobre, morava com seus pais e seu irmão em um pequeno apartamento emprestado pela tia em uma região já bastante violenta de Chicago. Mesmo diante das adversidades seus pais tinham o acesso a Educação e às artes como uma prioridade para os filhos.

Barack Obama por outro lado, também de origem humilde, veio de uma família bastante desestruturada e aprendeu logo cedo a tomar as rédeas da própria vida, e sabe-se lá de onde também viu crescer em si o desejo de trilhar um caminho de crescimento pessoal pelos estudos e pela leitura.


Michelle e Obama não só cumpriram suas metas como também chegaram a universidades de elite e se tornaram advogados de sucesso até que os seus caminhos se cruzam e a política passa a ser vista como uma oportunidade de promoverem a mudança que sonhavam para si, para suas comunidades e para o país.

O livro é escrito com bastante coragem e sinceridade. Nos apresenta a um jogo político com todo seu potencial estratégico e também seu caráter violento. Acompanhamos muito de perto as reflexões de uma mulher que nasceu para se mover, criar, trabalhar e que ao mesmo tempo sonhava em ser mãe e ter uma família.

Essa é uma autobiografia para acompanhar um pouco dos bastidores do poder, dos corredores da casa branca, do luxo, do medo do racismo, assim como a coragem e a esperança de ocupar um local e uma posição que jamais foram imaginados para pessoas negras.